Como afinar o violino

30 comments

    1. Com o passar do tempo você vai ficando mais “craque” na afinação aí não precisa tanto dos micro afinadores mais graves e dá pra fazer tudo na cravelha. Eu gosto de usar na mi e lá pela praticidade, nesse violino não tem na lá mas no meu outro tem…

  1. Parabèns Prof. Arthur! que aula maravilhosa!!! ano passado quando eu quis aprender a tocar violino essa parte me atribulava bastante, mais hoje com essa orientação, creio que será mais tranquilo. Obrigado!

  2. O meu violino nao tem os microafinadores os que tem nao alteram em nada a corda. Tenho que usar as cravelhas e difícil

    1. Oi Rita, você pode adquirir na internet e colocar os micro afinadores. Ficará muito mais fácil assim. É simples para colocá-los

  3. Arthur e companheiros de curso, eu sofri bastante para chegar nas frequências corretas, somente com os micro afinadores consegui chegar no ponto. E outra, tem que ser num local livre de ruído, o Gstrings capta até latido de cachorro.

    1. Isso mesmo Odair. O aplicativo usa o microfone do celular então quanto menos ruído no local melhor será a captação dos sons das cordas. E sempre que estiver próximo utilize o micro afinador 😉

    1. Sim Dani, todos os dias quando pegar o violino confira se está afinado. Pode variar um pouco dependendo se é uma cidade quente, úmida, seca, ou se está com cordas novas ou é um violino novo… Então o ideal é sempre conferir. Aí depois de um tempo ele passa a segurar mais a afinação. (lembre daquele macete de sempre empurrar a cravelha tbm pra dentro para que não volte sozinha)

  4. Eu vou na cravelha até onde fique perto da afinação e completo com meus micro afinadores.Tenho os 4

  5. Professor, porque as cordas desafinam quando terminamos a afinação? Sempre volto para conferir e encontro LÁ e MI desafinados, ainda que seja um pouquinho…

    1. Oi Ana, às vezes isso pode acontecer se as cordas estão muito longe da afinação. Aí você aperta só a sol por exemplo, muda a tensão do que o violino recebe. Depois a ré, lá e mi… Quando chegar lá na mi, vai mudar a tensão que o cavalete recebe e vai interferir nas outras cordas. Quando estão muito longe da afinação o ideal é primeiro aproximar todas elas para depois fazer a finalização em cada uma, assim a mudança de tensões será bem menor e não vai influenciar nas outras.

  6. Há alguma forma de se lubrificar as cravelhas em casa para facilitar a afinação ou somente com o Luthier? Percebi que cordas novas desafinam rápido, mas com 2 semanas de uso foram estabilizando. É muito importante colocar as cordas corretamente para uma afinação mais duradoura.

    1. Dá sim. Você pode usar um lápis 6b caso estejam muito duras. Já se tiver muito mole, existe um produto específico para lubrificar as cravelhas. Pode procurar nas lojas específicas na internet como “lubrificante para cravelhas”. Mas é importante também passar por um luthier quando possível para estar do melhor jeito possível

  7. Quando a diferença é pouco por exemplo o La 438 ou mi 658 afino no microfinador pra chegar mais perto do ideal 440 ,660

  8. Arthur no meu violino , por ser novo, minha falta de experiência, e somado ao medo de “estourar a corda” deu uma trabalheira… kkkk eu suava pra afinar, demorava um tempão, e aos poucos fui pegando o jeito, e agora tá beleza! Em poucos minutos eu afino!

  9. Muito bom! Percebi que a afinação pelas cravelhas é mais fácil em um violino de qualidade melhor, onde me pareceu que elas não ficam naquela coisa de aperta e solta. Já em um violino “mais barato”, senti mais dificuldade em “fixar” a afinação nas cravelhas, mesmo girando e empurrando ao mesmo tempo.

  10. Eu parti minha corda MI. 😞
    Por sorte minha cidade tem uma loja muito boa de instrumentos musicais. Já comprei um conjunto novo.
    Agora afinando com medo… rsrsrs mas consegui.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *