Tons e semitons

24 comments

  1. Muito interessante, cada vez mais fascinante e muito aprendizado! Tons e semitons e realmente uma grande novidade para quem está iniciando na leitura da partitura e conhecendo o violino!

  2. Muito legal aprender tudo isso, eu sempre me esqueço que não existe nem mi# nem si#, é ir praticando para lembrar

  3. Professor? Não é errador dizer que temos mais do que 7 notas musicais? Por exemplo, quando nos deparamos com semitons Do# e Réb seriam 2 notas se formos levar elas como notas? Outra duvida! Estou corretor em dizer que não existe semitons entre si e do, re e mi porque os tons seriam muito parecidos?

    1. Oi André, não sei se entendi direito a pergunta, mas não é errado dizer que tem mais de 7 notas, pq quando falamos dos sons possíveis, são 12. Então naturalmente são 12 notas diferentes (independente dos nomes delas serem parecidos ou não). Agora sobre Dó# ou Reb, o nome é diferente mas o som é igual, então nesse caso sim não são notas diferentes. Mas se contar todos os sons possíveis são 12, então 12 notas.
      1- Dó
      2- Dó# ou Ré b
      3- Ré
      4- Ré# ou Mib
      5- Mi
      E assim por diante… Vai dar 12 no final

  4. Em uma das aulas da semana do violino, você havia dado dica de como localizar um tom e semitom “de ouvido”. Para o tom, era a música do “parabéns”… E para o semitom? Acabei não anotando e achei a dica extremamente útil rs.

  5. Muito bom! No início, para me facilitar na memorização, para o “sustenido””, pensava em “susten”, “su..bir”, e para o “bemol”, pensava em “bebê”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *